Escola Municipal Corina Ferraz de Brito finaliza o projeto "Passeando pelas Letras da Princesinha do Vale"
No decorrer das atividades, os estudantes tiveram contato com histórias escritas, por meio da leitura formal e desenvolveram também leituras visual, gestual, sonora e outras por meio de encenações, representações, dramatizações, as quais, também, contribuíram para a formação do estudante.
No dia 30 de novembro aconteceu, na Escola Municipal Corina Ferraz de Brito a finalização do projeto literário Passeando pelas Letras da Princesinha do Vale que teve como objetivo interagir de forma que houvesse um aprendizado coletivo e que esta aprendizagem se tornasse significativa, interessante e importante, tanto para os alunos, quanto para os demais, que participaram de forma direta ou indireta dessa atividade despertando a valorização da identidade local através da apreciação, análise e releitura da obra coletiva Farol de Letras – Almenara em prosa e verso.
“Mais que uma coletânea de poemas, contos e crônicas de poetas e escritores de Almenara, Minas Gerais, este FAROL DE LETRAS – ALMENARA EM PROSA E VERSO é a primeiríssima coletânea de poemas, contos e crônicas de poetas e escritores da cidade polo do Baixo Jequitinhonha, também conhecida como "Princesinha do Vale". O livro reúne quatorze poetas e quatro cronistas/contistas/historiadores, nascidos e/ou há muito residentes em Almenara, que trazem em seu trabalho não somente suas impressões sobre a região, dores e alegrias, existências e belezas naturais, mas também sua história, suas experiências enquanto seres viventes e participativos, cheios de aspirações e de dúvidas, de cabeça aberta e língua afiada. É um mergulho na vida de milhares de pessoas que há muito se sentem esquecidas, mas que fazem questão de mostrar que estão vivas, muito vivas, despertas e falantes, cheias de calos nas mãos e de poesia em estado bruto. Que o calor arda ainda mais forte na cacunda! A boa gente de Almenara tem muito mais calor e brilha tanto quanto o sol...”
O projeto foi realizado em 2 etapas, sendo:
1ª Etapa: leitura, análise, releitura da obra e roda de conversa com os autores;
2ª Etapa: exposição/stands nas salas de aula e apresentações de números artísticos.
No decorrer das atividades, os estudantes tiveram contato com histórias escritas, por meio da leitura formal e desenvolveram também leituras visual, gestual, sonora e outras por meio de encenações, representações, dramatizações, as quais, também, contribuíram para a formação do estudante.