I Encontro da Secretaria Municipal de Educação e Equipe Gestora das Escolas
Reunião foi realizada nas rimas do Cordel
No dia 31 janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a “I Reunião administrativa-pedagógica” com a participação da Equipe Gestora de todas as escolas municipais.
O calendário escolar prevê o período de 1º a 3 de fevereiro como dias escolares destinados para o planejamento coletivo, com a participação de todos os servidores das unidades escolares. Com o proposito de subsidiar o trabalho das Equipes Gestoras para a organização dos dias escolares e gestão administrativa e pedagógica durante todo o ano, a SME apresentou as diretrizes para 2023. Outro objetivo da reunião foi o de estabelecer um diálogo inicial, ouvir as demandas e socializar pauta sugestiva para as reuniões pedagógicas, com o foco na melhoria do desenvolvimento das aprendizagens e, desta forma, dos índices de desempenho escolar das unidades de ensino e do município.
Divulgamos abaixo o “Cordel do 1º Encontro”, de autoria da Supervisora Pedagógica do Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Delavigne Ferreira Santos, Amanda Xavier Ribeiro. A escritora, que teve um olhar atento e sensível, retratou bem nas rimas de seu cordel as diretrizes educacionais para a rede municipal. Parabenizamos e agradecemos a Amanda pela contribuição e composição criativa.
A Secretaria Municipal de Educação agradece carinhosamente a presença e participação de todas as diretoras, vice-diretoras e especialistas da Educação e reafirma a parceria na gestão pedagógica, administrativa, de pessoal e financeira.
Registramos também, para todos os servidores lotados nas escolas, o nosso desejo de um bom retorno às aulas. Que 2023 seja de muita energia positiva para cada um e seus familiares.
CORDEL DO 1º ENCONTRO
Amanda Xavier Ribeiro - 2023
Estamos aqui reunidos
Numa excelente oportunidade
Num encontro de educadores
Da SME da nossa cidade.
E não é à toa
Que rima com coração
A linha de frente de toda escola
A direção e a Supervisão.
Pois é de dentro pra fora
Que se faz a nossa ação
Com a cabeça nas estrelas
Mas pés firmes no chão.
Praticar o que é planejado
Planejar a partir das necessidades
Exige tempo e coragem
E mais ainda da nossa vontade.
De fazer o que tiver ao alcance
Partindo do simples e possível
E além de coragem e vontade
Tornar-se útil e disponível.
Incluir no nosso dia a dia
Sempre o incentivo as aulas criativas
Nada tão mirabolante e floreado
Bonito mesmo é aprendizagem significativa.
Em se tratando do nosso trabalho
Entre Regimento, PPP e BNCC
Diante tantos obstáculos e decisões
Que tal decidirmos vencer?